5 dicas essenciais para entrevistas pelo Skype que você deve conhecer.

Apresentar-se da melhor maneira durante as entrevistas do Skype pode ser complicado e você precisa estar bem preparado. Descubra como causar a impressão certa à distância.

Agente de atendimento ao cliente cumprimentando seus clientes via videochamada. Foto Premium

Principais dicas de entrevistas do Skype para aceitar sua entrevista

1. Verifique seu equipamento

  • Verifique seu nome Skype – isso dá a impressão certa? Um nome com som profissional é melhor que um nome brincalhão ou legal. Crie uma nova conta do Skype para entrevistas, se quiser manter seu nome informal para seus amigos.
  • Baixe a versão mais recente do Skype para garantir que você obtenha o melhor desempenho de qualidade.
  • Dicas básicas para entrevistas do Skype, testando o equipamento cuidadosamente e não apenas 5 minutos antes da ligação! Verifique se a conexão com o Skype está funcionando corretamente. Teste sua câmera e microfone no dia anterior à entrevista.
  • Verifique se a sua conexão com a Internet é boa o suficiente para lidar com a vídeo chamada.
  • Feche todos os outros programas e janelas do seu computador antes de atender a chamada. Receber notificações por email durante a entrevista não é profissional e é perturbador.

2. Crie o ambiente certo

  • Certifique-se de que, onde você conduz sua entrevista pelo Skype, seja profissional e livre de distrações e interrupções. Um quarto limpo e arrumado, onde você pode fechar a porta é o melhor.
  • Informe os outros na casa que você não pode ser interrompido e para manter as coisas em silêncio para você. Mantenha as janelas fechadas se houver a possibilidade de distrair ruídos externos, como animais de estimação.
  • Verifique como é o seu ambiente. Se estiver bagunçado, pode dar a impressão de que você é uma pessoa desorganizada e desarrumada. Olhe para a parede atrás de você e remova as imagens ou pôsteres que causam distração. Boas dicas de entrevista pelo Skype incluem manter o ambiente o mais neutro possível.
  • Certifique-se de que sua mesa ou mesa esteja organizada e você possa acessar facilmente seus documentos e uma caneta e papel para fazer anotações.
  • Uma janela brilhante ou uma luz atrás de você significa que você aparecerá como uma silhueta escura. A luz de cima ou de baixo pode criar sombras no seu rosto. A luz deve vir na sua frente. Tenha luz natural ou uma lâmpada voltada para o seu rosto por trás da tela.

3. Pratique com uma entrevista simulada

Realizar uma corrida de prática com um amigo realmente ajuda a fazer você se sentir mais confortável e confiante. Os candidatos podem se sentir muito constrangidos durante esse tipo de entrevista.

Você pode gravar a entrevista do Skype e estudar como se deparar e onde pode melhorar. Peça feedback sobre o seu desempenho.

Esta entrevista simulada é uma ótima maneira de testar suas habilidades de entrevista.

4. O que vestir para uma entrevista no Skype

  • A primeira impressão que você causa durante a entrevista no Skype é essencial para definir o tom. Descubra o código de vestuário que a empresa espera, fazendo uma pesquisa prévia. Vista-se adequadamente e pareça inteligente e profissional.
  • É tentador usar calças de moletom desleixadas ou calças curtas, mas é muito melhor vestir-se adequadamente da cabeça aos pés. Há vários casos em que os candidatos tiveram que se levantar para ajustar o equipamento e foram pegos de fora! Dicas importantes para entrevistas no Skype incluem vestir-se como se você estivesse tendo uma entrevista cara a cara. Isso cria a mentalidade correta e melhora seu desempenho.
  • Verifique se a roupa da sua entrevista está limpa, pressionada corretamente, sem botões, rasgões ou manchas.
  • Os candidatos costumam perguntar “Qual é a melhor cor para uma entrevista no Skype?” Listras, padrões e desenhos brilhantes podem fazer com que sua roupa pareça bagunçada na tela do entrevistador. Mantenha simples. Cores sólidas e neutras, como azuis e cinzas, ficam melhores em vídeo.
  • Evite jóias brilhantes ou estridentes que distraem o entrevistador.
  • Você será visto em close-up detalhado, portanto, verifique se a maquiagem está aplicada corretamente e se o cabelo está limpo e arrumado. Escolha um penteado que esteja fora do seu rosto, ajustar constantemente o cabelo é uma distração. Maquiagem discreta fica melhor na tela do que cores brilhantes. Os homens devem garantir que estão barbeados de forma limpa ou com pêlos faciais bem aparados.

Leia também:

 5. Dicas de entrevista do Skype para comunicação

  • Observe a sua linguagem corporal em sua entrevista simulada e verifique se você está enviando os sinais não verbais certos. Um bom contato visual, uma postura ereta, um sorriso sincero e o uso adequado das mãos contribuem para a impressão correta.
  • Não permita que seus olhos perambulem pela sala, mantenha o foco e dê toda a atenção ao entrevistador. Evite olhar para as respostas da entrevista em um pedaço de papel, pratique-as com antecedência para estar pronto para responder de maneira natural e confiante.
  • Evite focar na sua pequena imagem no canto da tela; você passará a entrevista olhando para si mesmo, e não para o entrevistador. Você pode usar suas configurações para desativar esta imagem e impedir que isso aconteça.
  • Olhe para a câmera e não para a tela para fazer contato visual. Se você olhar para a tela em vez da câmera, parecerá estar olhando para o entrevistador. Se você estiver usando um laptop, pode ser melhor elevá-lo em alguns livros para que a câmera fique no nível dos olhos.
  • Verifique o tom e o ritmo da sua voz, verifique se você pode ser facilmente ouvido e compreendido. Fale com clareza e confiança. Evite falar rápido demais, mas transmita entusiasmo pelo trabalho mostrando energia em sua voz. 
  • Em algumas conexões do Skype, há um pequeno atraso na transmissão da imagem, lembre-se disso e faça uma pausa para garantir que o entrevistador tenha terminado de falar antes de responder.
  • Verifique se a conexão está fechada antes de fazer ou dizer algo após a entrevista.

Como você deve cumprimentar o entrevistador?

As primeiras impressões são fundamentais. Faça com que os primeiros segundos da sua entrevista no Skype sejam contados, executando as seguintes etapas:

  • faça contato visual, incline-se um pouco para a frente e dê um aceno lento, mas confiante, enquanto cumprimenta o entrevistador
  • diga “Bom dia / tarde” e adicione “É um prazer conhecê-lo” 
  • Use o sobrenome, “Boa tarde, Sr. Smith”, a menos que você já tenha entrado em contato com eles e usado o primeiro nome.
  • lembre-se de sorrir quando cumprimentá-los

A regra geral é tratar a entrevista do Skype como se você estivesse na mesma sala que o entrevistador. Isso garantirá que você tenha o melhor desempenho possível.