Como escrever uma descrição do trabalho que articule claramente os deveres e responsabilidades essenciais do trabalho, os requisitos educacionais e de conhecimento e as competências e habilidades necessárias para o desempenho bem-sucedido do trabalho.

Basta seguir estas etapas simples para escrever sua própria descrição eficaz do trabalho. Utilize as mais de 70 descrições de tarefas e ferramentas de descrição de tarefas para ajudá-lo.

Como escrever uma descrição do trabalho em 7 etapas simples

1. Realize uma análise de trabalho

Realize uma análise de trabalho para:

  • desenvolver uma descrição detalhada das atividades envolvidas no trabalho
  • determinar a relação do trabalho com outros trabalhos na organização
  • identificar o conhecimento e as habilidades necessárias para executar as tarefas
  • determinar as competências ou comportamentos necessários para o desempenho bem-sucedido no trabalho

Uma análise do trabalho pode ser feita usando um ou mais destes métodos populares:

  • observação – observe o funcionário no trabalho e anote o que deve ser feito e como deve ser feito
  • entrevista – entreviste os encarregados do trabalho e os membros da equipe e combine os dados em uma análise de trabalho
  • questionário – os trabalhadores preenchem um questionário estruturado para identificar as tarefas do trabalho
  • contribuição de especialistas – utilize especialistas no assunto para entender o trabalho. Isso pode incluir gerentes, supervisores e consultores.

2. Use um cargo claro

Este é o primeiro elemento essencial da descrição do trabalho. O título do trabalho deve:

  • refletir com precisão o papel e as responsabilidades do trabalho
  • ser suficientemente auto-explicativo para fins de recrutamento e seleção

2. Descreva os deveres e responsabilidades do trabalho

Usando sua análise de trabalho, divida os dados coletados em deveres e responsabilidades essenciais. Cada dever representa uma atividade ou sequência de atividades. Comece cada tarefa com um verbo de ação e verifique se é conciso e facilmente compreensível.

Por exemplo:

  • atender, rastrear e transferir chamadas telefônicas recebidas
  • gerenciar alocação de recursos do projeto
  • garantir o cumprimento de todas as leis e regulamentos trabalhistas

3. Descreva as qualificações necessárias para o trabalho

Liste as qualificações necessárias para o trabalho. Este é o nível mínimo de educação e qualificação necessárias para desempenhar as funções essenciais do trabalho. Inclui educação, treinamento, licenças e certificações.

4. Descreva a experiência necessária para o desempenho bem-sucedido do trabalho

Isso inclui a experiência mensurável relacionada ao trabalho, necessária para executar adequadamente os deveres e responsabilidades do trabalho. Certos níveis de experiência podem ser referidos como “preferidos” se não forem um requisito fundamental, mas melhorariam o desempenho do trabalho.

5. Descreva as competências necessárias no trabalho

Competências são os conhecimentos, habilidades, habilidades e atributos comportamentais necessários para o desempenho no trabalho. Esta lista de competências essenciais ajudará você a definir as competências necessárias para o trabalho.

6. Incluir estrutura de relatório

Esclareça a quem o funcionário se reporta e quem se reporta a eles. Este é um elemento importante da descrição do trabalho, pois fornece informações sobre como a posição se encaixa na estrutura organizacional.

7. Salário e benefícios

É aconselhável fornecer uma faixa salarial em vez de um número específico. Isso permite flexibilidade de acordo com a experiência e as habilidades do candidato.

Uma descrição precisa do trabalho fornece uma compreensão clara do escopo do trabalho e do que é necessário para o desempenho bem-sucedido do trabalho.

Como escrever uma descrição do trabalho que funcione e seja compatível

1. Evite jargões e terminologia interna

Para evitar confusão, é melhor seguir os termos e descrições amplamente reconhecidos.

2. Verifique se é uma definição precisa e realista do trabalho

Inclua deveres e requisitos do trabalho que são realmente necessários para executar o trabalho. Evite criar uma lista de desejos irrealistas para o trabalho.

3. Não use linguagem discriminatória

Esteja ciente de usar frases ou termos que possam ser considerados não compatíveis com as leis que proíbem a discriminação no emprego. 

4. Mantenha-o atualizado

Revise e atualize sua descrição de cargo regularmente

Por que é necessária uma descrição do trabalho?

Ao definir e documentar de forma clara e precisa o trabalho, você obtém o seguinte:

  • Recrutamento e seleção eficientes de candidatos a emprego. A descrição do trabalho é um documento essencial para orientar o processo de seleção e entrevista dos funcionários. Sem uma descrição adequada do cargo, é difícil determinar o que você está procurando em um candidato, descrever o cargo para possíveis candidatos e avaliar a adequação dos candidatos.
  • Uma compreensão clara do nível esperado de desempenho no trabalho. Isso fornece diretrizes realistas para o funcionário e atua como um ponto de referência valioso para o gerente ou supervisor do funcionário.