Seis dicas importantes de comunicação para entrevistas de emprego.

Na sua entrevista, concentre-se em estabelecer um bom relacionamento com o entrevistador. Habilidades de comunicação eficazes em uma entrevista de emprego são essenciais para o seu sucesso.

6 dicas de comunicação para entrevistas de emprego

1. Comece com uma conversa fiada apropriada

Muitas vezes, a comunicação da entrevista de emprego começa com uma pequena conversa, fazendo perguntas sobre como chegar à entrevista, o clima e assim por diante.

  • Responda adequadamente em tom de conversação, mas evite a comunicação excessiva.
  • Fique longe de problemas ou negativos, como a descrição de quão ruim foi o tráfego.
  • Tenha algumas observações educadas do tipo conversacional prontas para esta fase de conversa fiada, por exemplo, comente positivamente o prédio ou os arredores.

Você pode prepará-los enquanto espera pelo entrevistador.

2. Endereço para o entrevistador pelo nome

Certifique-se de saber como pronunciar todos os nomes corretamente. Pergunte à recepcionista com antecedência se não tiver certeza de como pronunciar qualquer nome.

É aconselhável dirigir-se formalmente aos entrevistadores até que eles sugiram o contrário. Evite abreviar o nome do entrevistador, a menos que seja solicitado. Por exemplo, se o nome dele é Robert, não comece a chamá-lo de Bob!

3. Combine seu estilo de comunicação com o entrevistador

Dicas importantes para entrevistas de emprego incluem combinar seu estilo de comunicação com o do entrevistador.

Se o entrevistador for muito profissional, responda de maneira semelhante.

Evite oferecer piadas e histórias engraçadas. Se o entrevistador for mais informal e falador, ajuste seu estilo de comunicação de acordo com uma resposta mais informal e ainda respeite.

O entrevistador deve ser quem define o tom da entrevista, não o candidato. Um bom entrevistador tentará tranqüilizar o candidato, não interprete isso como tentar ser seu amigo! Sempre trate a entrevista de emprego como uma reunião profissional.

4. Não fale muito

Um erro comum que os candidatos cometem é falar demais.

Ouça a pergunta que está sendo feita, verifique se você é claro quanto ao que é solicitado e responda com as informações.

  • É fácil mudar de assunto e conversar sobre assuntos irrelevantes.
  • Comunicação eficaz significa manter suas respostas concisas e objetivas e garantir que você esteja respondendo ao que é solicitado.
  • É aconselhável pedir esclarecimentos se não tiver certeza do que o entrevistador quer dizer.
  • Não adivinhe e faça suposições, isso geralmente resulta em uma resposta inadequada.

Diga algo como:

“Então você gostaria que eu falasse sobre ….”

O entrevistador pode corrigi-lo se você não entendeu. Não há necessidade de preencher silêncios com divagações desnecessárias. Os silêncios ocorrerão naturalmente quando o entrevistador reunir seus pensamentos ou formular a próxima pergunta; é importante estar à vontade com os silêncios.

A ansiedade da entrevista pode fazer com que os candidatos falem demais. A superação dos nervos da entrevista ajudará você a se comunicar efetivamente durante sua entrevista de emprego.

5. Evite interromper o entrevistador

Uma das dicas de comunicação mais importantes para entrevistas de emprego é evitar interromper o entrevistador. Verifique se eles terminaram de falar antes de responder. Você pode fazer isso permitindo uma pausa antes de começar a falar.

Dedicar um pouco de tempo para pensar em uma pergunta, em vez de se apressar em responder, também ajuda a organizar seus pensamentos e evita preenchimentos verbais como “umm” e “você sabe”.

Esse tipo de comentário sempre aparece como não profissional. Ao tomar um momento para pensar antes de responder, você parece calmo, confiante e educado.

6. Evite jargões e siglas

Tente não usar o jargão em suas respostas ou perguntas. O entrevistador pode não estar familiarizado com o jargão, geralmente o jargão é específico da empresa.

Usar o jargão não faz você parecer conhecedor da entrevista, geralmente parece que o candidato está tentando impressionar, sem substância real, o conteúdo do que está sendo dito. Falar de maneira simples e coerente é a melhor maneira de estabelecer rapport.

Esteja ciente da linguagem corporal do entrevistador . Ele informará rapidamente quando você não está transmitindo sua mensagem corretamente.

Se você perceber que o entrevistador parece confuso ou distraído, refocalize a entrevista fazendo uma pergunta como: “Isso respondeu sua pergunta ou há algo mais que você gostaria de saber ..”

Evite esses maus hábitos de fala em sua entrevista

Lembre-se de que sua comunicação não verbal é tão importante quanto sua comunicação verbal. Certifique-se de que a linguagem corporal da entrevista envie a mensagem certa.

Como você responde às perguntas da entrevista sobre comunicação?

Fornecemos um guia completo para as perguntas típicas da entrevista sobre habilidades de comunicação que você pode fazer na sua próxima entrevista e sobre como responder com confiança.

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DICAS PRINCIPAIS DA ENTREVISTA

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A comunicação bem sucedida da entrevista começa a partir do momento em que você entra na empresa. Cause a impressão certa desde o início.

Descubra como melhorar sua técnica de entrevista de emprego seguindo estas dicas e conselhos.

Uma boa preparação para a entrevista no dia anterior à sua entrevista ajuda a aumentar sua confiança. A confiança é uma parte essencial da comunicação bem-sucedida da entrevista de emprego.

Fechar a entrevista é a chave para conseguir o emprego. Usar as declarações de fechamento corretas deixa uma impressão positiva no entrevistador.

Faça as perguntas certas em sua entrevista

Uma boa comunicação inclui fazer perguntas pertinentes e ponderadas em sua entrevista. Prepare uma lista de perguntas para perguntar ao entrevistador.