Como se preparar melhor para perguntas comuns da entrevista on-line. Cada vez mais empregadores estão usando entrevistas de emprego on-line como uma ferramenta de triagem inicial.

Se você estiver bem preparado e tomar as medidas certas para garantir que a entrevista de emprego online ou pelo Skype corra bem, pode ser menos estressante do que uma entrevista pessoal e obterá os resultados desejados.

A questão principal é a confiança e a sensação de conforto diante da tela. É aqui que a preparação e a prática permitem que você se apresente da maneira correta.

Prepare-se para uma entrevista on-line praticando suas respostas a essas perguntas comuns da entrevista virtual.

8 Perguntas e respostas da entrevista on-line

1. Conte-me um pouco sobre você

Esta pergunta prepara o terreno para sua entrevista online. As principais coisas a serem lembradas devem ser concisas e direcionar sua resposta à oportunidade de trabalho. Uma discussão completa sobre como melhor responder a esta pergunta pode ser encontrada em Diga-me sobre você mesmo

Exemplos de respostas para entrevistas para diferentes situações.

2. Por que você quer este trabalho?

É aqui que sua lição de casa entra em jogo. Saiba o máximo possível sobre o trabalho e a empresa antes de se sentar para a entrevista.

Concentre-se no que você pode fazer pela empresa e não no que o empregador pode fazer por você. Pratique esta resposta da entrevista com antecedência para poder responder com confiança e clareza. Exemplo de respostas da entrevista

3. Por que você acha que é o candidato certo para este trabalho?

Discuta suas habilidades e experiências relacionadas. Destaque suas competências pontuais. Discuta seu ajuste geral com o trabalho e a empresa. Encontre seu ponto de venda exclusivo, algo que possa diferenciá-lo da concorrência. 

4. Qual é a sua maior conquista até hoje?

Sua vida é cheia de conquistas. Concentre-se em uma conquista relevante relacionada ao trabalho a ser discutida. Se você tem pouca experiência profissional, considere um objetivo pessoal que alcançou. Exemplo de respostas da entrevista

5. O que te motiva?

A motivação é crucial em todos os trabalhos. Espere perguntas da entrevista on-line que explorem sua motivação. A paixão e energia que você transmite ao responder a essa pergunta adicionará credibilidade à sua resposta.

6. Por que você quer deixar seu emprego?

Existem algumas armadilhas importantes a serem evitadas ao responder a esta pergunta da entrevista on-line.Exemplo de respostas da entrevista

Evite dizer algo negativo sobre seu empregador anterior, concentre-se no futuro e não no passado e garanta que as coisas que você procura em um emprego possam ser atendidas pela posição e pela empresa com a qual você está entrevistando. 

7. Onde mais você se inscreveu?

Os entrevistadores pedem para determinar como você realmente está interessado em sua oportunidade de trabalho. Eles querem saber se os tipos de trabalho aos quais você se candidatou estão alinhados com essa posição. 

8. Você tem alguma pergunta?

É essencial ter algumas perguntas perspicazes prontas para fazer. Prepare-os com antecedência. Evite perguntar qualquer coisa que já tenha sido respondida durante a sua entrevista ou algo que você poderia facilmente ter retirado da publicação do trabalho.

Aqui está uma lista abrangente de boas perguntas a serem feitas em sua entrevista online.

Prepare-se para estas perguntas da entrevista on-line relacionadas à pandemia

É provável que você faça algumas perguntas da entrevista on-line relacionadas à pandemia do COVID. O mundo do trabalho mudou e isso será mencionado em sua entrevista. Aqui estão algumas perguntas relacionadas à pandemia para as quais você pode se preparar antes da entrevista on-line:

Como você se adaptou ao trabalho em casa?

Qual foi o seu maior desafio durante a pandemia?

Como você lidou com o estresse associado à pandemia?

O que você aprendeu sobre si mesmo?

Dicas para responder a perguntas da entrevista on-line

  • Às vezes é difícil entender o que o entrevistador está dizendo. Não tente responder a uma pergunta que você não ouviu corretamente. Peça esclarecimentos ou peça ao entrevistador que repita a pergunta e evite responder incorretamente. 
  • Evite falar com seu entrevistador, às vezes há um atraso de tempo. Portanto, verifique se eles terminaram de falar antes de responder. Faça uma pausa, conte silenciosamente até cinco e depois responda.
  • Você precisa falar com muita clareza e evitar murmurar ou falar rápido demais. Evite “ums” e “uhs” em suas respostas, elas são muito mais visíveis em uma entrevista online. 
  • É mais difícil transmitir entusiasmo à distância do que pessoalmente. Certifique-se de mostrar seu interesse usando as expressões faciais corretas e através do tom da sua voz e das palavras certas.
  • Mantenha suas respostas concisas. A maioria das suas respostas à entrevista on-line não deve exceder 1 ou 2 minutos por vez. O entrevistador sempre pode pedir mais informações.
  • Quando o entrevistador estiver falando, mostre a escuta ativa balançando a cabeça e fazendo um bom contato visual.
  • Esteja ciente da linguagem corporal do entrevistador e entenda e aja de acordo com a mensagem que está recebendo. 
  • Evite fazer piadas sobre ter uma entrevista online. Comentários sobre o quão estranho é estar em uma entrevista on-line fazem você parecer inexperiente e pouco profissional.

Dicas essenciais para a entrevista no Skype

Após sua entrevista on-line

Assim como em uma entrevista pessoal, é essencial acompanhar a entrevista on-line após uma entrevista bem escrita, com nota de agradecimento ou e-mail para o entrevistador.

Aguarde um prazo razoável e seja proativo sobre o acompanhamento do andamento do seu pedido de emprego com um e-mail de acompanhamento da entrevista

Como se preparar para entrevistas de emprego on-line

Esteja pronto para qualquer pergunta que possa ter de enfrentar em sua entrevista on-line.