Começando fresco? Procurando ótimos empregos?

Por que não fazer da Polônia?

Menos famosa do que outros destinos europeus, Polônia surpreende

 Um estado com mais de 1000 anos, rico em história e cultura. É um dos 10 maiores países da Europa, possui um forte mercado interno, baixa dívida privada e uma moeda flexível e é atualmente um dos que mais cresce na UE. Encontrar emprego na Polônia é fácil!

População atual:  38,54 milhões 2012                                                                               Moeda:  zloti

Por que não fazer parte disso? . . . Vamos pular na onda polonesa.

COMEÇANDO:

Obviamente, você quer saber como chegar à maravilhosa terra que é a Polônia. Não se preocupe, temos tudo o que você precisa, com informações de primeira linha e ótimos empregos na Polônia.

Primeiro de tudo, se você é um cidadão da UE / EEE ou é de (Islândia, Noruega e Liechtenstein) e Suíça, você pode trabalhar na Polônia sem uma permissão de trabalho.

Para aqueles que não são cidadãos da UE, receio que você precise de uma permissão de trabalho, mas lembre-se de que você só receberá uma permissão de trabalho se não for encontrado nenhum cidadão da UE para preencher a vaga e se Nesse caso, seria difícil encontrar emprego na Polônia.

Nota:   Se você é da Bielorrússia, Geórgia, Moldávia, Rússia ou Ucrânia, pode trabalhar na Polônia sem uma permissão de trabalho por até 6 meses.

EMPREGO E BENEFÍCIOS:

Certo, vamos ao que interessa, o que você precisa saber quando procura se mudar e está à procura de emprego na Polônia. Claro que você vai querer saber sobre condições e benefícios no emprego, então continue lendo.

SALÁRIO MÍNIMO :  Em 2012, o salário mínimo era de 1.500 PLN por mês para os que trabalhavam em período integral.

Jornada de trabalho:                                                                                                                         

  • Não pode ir acima de 8 horas por dia.
  • Média de 40 horas em uma semana.
  • As horas semanais de trabalho, juntamente com as horas extras, não podem exceder uma média de 48 horas.
  • Os funcionários podem receber pagamento adicional ou folga por horas extras.

Banco de horas:

Os funcionários em período integral têm direito a:

  • 20 dias – se um funcionário estiver no cargo há menos de 10 anos.
  • 26 dias – se um funcionário estiver no cargo há pelo menos 10 anos.

Nota interessante:  Idade média de aposentadoria na Polônia em 59 anos, muito menor do que a de outros países da UE. 63 na Inglaterra e 60 na França.

Licença de Maternidade e Paternidade:

  • 20 semanas após o parto de uma criança ao mesmo tempo.
  • O número de semanas de maternidade remuneradas aumenta ao dar à luz mais de um filho.
  • Pelo menos 2 semanas de licença de maternidade podem ser usadas antes do nascimento.
  • Após o término do direito a férias básicas, uma jovem mãe tem direito a uma licença de maternidade adicional de 4 semanas (no caso de nascimento de um filho) ou 6 semanas (no caso de nascimento de mais de um filho). Esses direitos adicionais serão aumentados para 6 e 8 semanas, respectivamente, a partir de janeiro de 2014.
  • Atualmente, o subsídio de maternidade (salário pago) durante o período de licença-maternidade é igual a integral (100%) do salário.
  • Os pais podem tirar até 26 semanas de licença remunerada após o término do direito à licença de maternidade. As 26 semanas podem ser tomadas pelos pais ou podem ser compartilhadas entre eles.

TRANSPORTE PÚBLICO :

Nas grandes cidades da Polônia, o sistema de transporte público está bem estabelecido. Você pode viajar por cada cidade ou de cidade em cidade com grande facilidade, através de trens, ônibus ou bondes. Tornando o trabalho muito mais fácil.

Trens:

Polskie Koleje Pa? Stwowe (PKP) é o principal serviço de trem na Polônia. Ao usar os trens na Polônia, é recomendável pegar os trens expressos que circulam entre as cidades. Dependendo das suas necessidades, seria uma boa idéia obter um passe Polrail, que pode durar entre 1 a 4 semanas de viagens ilimitadas, ajudando novamente nesses tempos difíceis, especialmente se você planeja ir para o trabalho.

Com bilhetes para trens, eles só podem ser comprados na própria estação de trem.

Ônibus:

No que diz respeito ao transporte de ônibus, existem serviços de ônibus locais em todas as cidades da Polônia. É fácil saber para onde você vai, pois os horários são afixados nos painéis dentro ou fora dos terminais de ônibus, assim como nos quadros de avisos em todas as paradas de ônibus ao longo das rotas.

A viagem interurbana pode ser feita com o ônibus ou o trem. Os bilhetes podem ser comprados nas máquinas de bilhetes espalhadas pelas rotas e nos edifícios dos terminais de ônibus. Não há condutores a bordo, portanto, certifique-se de comprar o bilhete antes de embarcar, especialmente porque você pode ser pego por inspetores, que se vestem com roupas comuns.

Bondes:

Os bondes na Polônia são numerados e alguns números são para rotas específicas, como horários de pico, conexões básicas etc.

Todos os bilhetes são válidos para bondes e param em cada parada em uma determinada rota.

LUGARES PARA IR:

Mina de sal de Wieliczka: Cracóvia, Polônia.

Foi construído no século XIII, produzia sal de mesa continuamente até 2007.

As atrações da mina incluem muitas estátuas, três capelas e uma catedral inteira que foi esculpida no sal grosso.

 Copernicus Science Center : Varsóvia, Polônia.    

O maior centro de ciências da Polônia, onde você pode aprender sobre as leis da natureza. Trata-se de interagir com a ciência e dar aos visitantes uma sede de mais e, finalmente, se envolver.

 Caverna do Urso: em Kletno, Polônia.

Vá e descubra a maravilha que é a natureza e sua beleza. Fique admirado com o que a natureza pode fazer e aproveite o dia no urso, considerado a caverna mais bonita da Polônia.