O que é reputação digital?

O que você publica nas mídias sociais e como as utiliza é muito mais importante do que você imagina. Este não é um assunto particular: o conteúdo é público para milhões de pessoas. Acima de tudo, é visível por recrutadores, gerentes de recursos humanos, seu atual e seu futuro empregador.

As redes sociais são a ferramenta fundamental da sua marca pessoal que você cria com todo o conteúdo que publica. Isso fornecerá muitas informações sobre quem você é e o que faz na vida. Portanto, você precisa gerenciá-los para garantir uma boa publicidade.

A reputação digital ou a imagem que cada um de nós constrói na web, por meio do compartilhamento de conteúdo, discussões em fóruns, blogs e, mais recentemente, nas redes sociais, é um lugar onde as pessoas subestimam o que estão se expondo. Por esse motivo, ao procurar um emprego , é importante prestar atenção à imagem e aos traços deixados nas redes sociais e profissionais e, geralmente, na web.

Como a reputação digital afeta sua carreira?

Toda vez que você envia um currículo , é muito provável que o recrutador, depois de verificar a relevância do seu perfil para a descrição do trabalho, pesquise sua faixa nas principais redes sociais:

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram

Portanto, tenha cuidado com suas publicações, com os tópicos com os quais está lidando e, o mais importante, verifique cuidadosamente o nível de confidencialidade de suas contas (ou seja, quem pode ver o que). O conselho que damos a você é:

  • gerenciar seu perfil do LinkedIn corretamente
  • participe ativamente das discussões que lhe interessam
  • crie uma rede funcional destacando suas habilidades profissionais

A parte mais importante do seu perfil é obviamente a que se refere a experiências de trabalho, mas não esqueça de mencionar prêmios, recompensas e projetos relacionados em sua carreira, bem como habilidades pessoais.

Você já tentou pesquisar seu próprio nome no Google?

É importante lembrar que, com frequência, os primeiros resultados obtidos digitando seu nome no Google se referem ao Facebook, um local onde é fácil exceder certos limites, mesmo que não intencionalmente. Preste atenção especial a itens como fotos de perfil e informações pessoais. É certo que os recrutadores estão familiarizados com a tonalidade de entretenimento do Facebook no LinkedIn, mas ter em sua parede mau gosto ou conteúdo obsceno, ou conteúdo contrário às políticas da empresa, certamente não funcionaria a seu favor. Um recrutador em cada três admite ter rejeitado um candidato interessante após analisar sua presença on-line. A Web 2.0 é um recurso fantástico, mas difícil de gerenciar … não seja pego de surpresa.

Como se comportar nas redes sociais?

Tentamos resumir os pontos de atenção a serem considerados nas redes sociais e os erros a serem evitados.

As 5 coisas para melhorar sua reputação eletrônica:

1. Atualize seus perfis
2. Tenha uma foto de perfil profissional
3. Controle suas atividades na Web
4. Nas redes sociais, separe suas contas pessoais e profissionais
5. Siga os perfis das empresas interessantes

As 5 coisas que você não deve fazer

1. Negligencie seus perfis nas redes sociais
2. Esqueça de definir alguns filtros
3. Ignore as configurações de privacidade
4. Use linguagem vulgar
5. Fale sobre outras pessoas com problemas